Planejamento tributário: o Simples Nacional vale a pena?

Planejamento tributário: vale a pena continuar no Simples Nacional?

Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real: qual é a melhor opção para o seu negócio? O planejamento tributário vai te responder!

O planejamento tributário é uma atividade que visa reduzir a carga tributária de uma empresa, de forma legal e estratégica. 

Ele envolve a análise das características e das atividades da empresa, bem como das normas e das alíquotas dos impostos que incidem sobre ela. 

Um dos seus principais objetivos é encontrar o regime tributário mais adequado e as formas de aproveitar os benefícios fiscais existentes.

Na tentativa de reduzir impostos, muitas empresas acabam optando pelo Simples Nacional, que é conhecido por muitos empresários como o mais simples, vantajoso e econômico.

Mas será que isso é realmente verdade para a realidade do seu negócio? Será que vale a pena continuar no Simples Nacional?

Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

O que é o planejamento tributário?

O planejamento tributário é uma forma de organizar as atividades de uma empresa, para reduzir a carga tributária e otimizar os resultados financeiros. 

Desse modo, ele envolve a:

Como abrir uma agência de marketing digital

  • Análise das normas fiscais;
  • Escolha do regime tributário mais adequado;
  • Avaliação das oportunidades de créditos e benefícios fiscais;
  • Revisão periódica das operações e dos documentos fiscais.

A escolha do regime tributário ideal é uma das decisões mais importantes para o planejamento tributário, pois determina a forma de apuração e recolhimento dos impostos e contribuições. 

Vale a pena continuar no Simples Nacional?

Uma das opções de regime tributário mais procurada pelos empresários, é o Simples Nacional.

Isso, porque ele unifica o recolhimento dos impostos em uma só guia de pagamento, o que facilita na hora do cálculo e do pagamento.

Além disso, é conhecido pela redução da burocracia, por apresentar menores alíquotas em algumas situações, por permitir a participação de licitações públicas e o acesso a crédito facilitado.

No entanto, o Simples Nacional nem sempre é a melhor opção para as empresas.

Afinal, ele pode não ser a opção mais econômica, a depender do seu faturamento, da sua atividade e até mesmo da sua folha de pagamento.

Portanto, é necessário fazer uma comparação entre o Simples Nacional e os outros regimes tributários existentes, que são o Lucro Presumido e o Lucro Real, considerando alguns fatores, como:

  • Faturamento anual da empresa: 

O Simples Nacional tem um limite anual de R$ 4,8 milhões. Se a empresa ultrapassar esse valor, será excluída do regime e terá que optar por outro.

  • Atividade da empresa: 

O Simples Nacional abrange diversos segmentos de atividade, mas não todos. Alguns setores são impedidos de aderir ao regime, como os de serviços financeiros, por exemplo.

Além disso, algumas atividades têm alíquotas mais elevadas, no Simples Nacional, do que em outros regimes.

  • Margem de lucro da empresa: 

O Simples Nacional é baseado no faturamento da empresa, e não no seu lucro. Isso significa que a empresa paga os impostos sobre a receita bruta, independentemente do seu resultado. 

Assim, se a empresa tiver uma margem de lucro baixa, pode pagar mais impostos no Simples do que em outros regimes, como o Lucro Presumido ou o Lucro Real, que são baseados no lucro da empresa.

Como escolher o melhor regime tributário?

Para isso, é recomendável fazer um planejamento tributário, a fim de simular os cenários possíveis, comparando os custos e os benefícios de cada um. 

Essa simulação deve considerar as projeções de faturamento, de despesas, de lucro e de impostos da empresa, bem como as particularidades de cada regime.

Além disso, é importante estar atento às mudanças na legislação tributária, que podem alterar as regras e as alíquotas dos impostos.

Faça o planejamento tributário com um especialista!

O planejamento tributário é um importante aliado da organização e lucratividade das empresas, mas é uma atividade complexa, que requer conhecimento técnico e atualizado sobre as normas e as práticas fiscais. 

Por isso, é fundamental contar com o auxílio de um especialista em contabilidade, que possa orientar a empresa na escolha do regime tributário mais adequado, na elaboração das declarações e no cumprimento das obrigações tributárias. 

Sendo assim, não hesite em contar conosco, da Contábil Imperial.

Afinal, somos especialistas no assunto e estamos há 50 anos trazendo soluções contábeis e fiscais para as empresas.

Portanto, estamos prontos para ajudar você a pagar menos impostos e aumentar seus lucros.

Aguardamos seu contato!

FAÇA O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO COM UM ESPECIALISTA!

5/5 - (2 votes)

Deixe um comentário

Últimos Posts:
Categorias
Arquivos
Recomendado só para você
Confira 6 fatores que precisam ser analisados na hora de…
Cresta Posts Box by CP